Secretaria Municipal de Saúde protagonizou até o momento a maior parte das ações para impedir a chegada do Coronavírus na cidade.

(Por ASCOM Prefeitura de Nazário)

Com a pandemia mundial do Coronavírus anunciada pela Organização Mundial de Saúde, aconteceu a mobilização dos Estados e Municípios brasileiros para evitar o avanço da contaminação no Brasil. O prefeito de Nazário, Valtuir Vieira, juntamente com as secretarias municipais, organizou uma série de medidas que começaram a ser anunciadas no último dia 17, visando a proteção da população e a chegada da doença Covid-19 na cidade. Até o momento, nenhum caso suspeito ou confirmado foi registrado.

Seguindo as determinações e orientações da Secretaria Estadual de Saúde, a administração municipal decretou a paralisação das aulas na rede municipal de ensino, a suspensão de eventos públicos com aglomerações e o fechamento de lojas que prestam serviços de segunda necessidade. Em comum acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram determinadas portarias para proteção dos funcionários públicos, como o fornecimento de equipamentos de proteção e a restrição ao serviço interno além da mudança no atendimento da Farmácia popular e transporte de pacientes para consultas regulares em Goiânia.

Todas as secretarias de Nazário tomaram medidas referentes a prevenção para manter o coronavírus longe do município, sendo a principal delas a Secretaria de Saúde. O órgão adotou as ações de recomendação das instâncias superiores, como a OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual, adaptando a realidade local, com o objetivo de causar o menor impacto possível e ao mesmo tempo monitorar a população, a fim de montar uma verdadeira barreira para a contenção da doença Covid-19.

Com as UBS funcionando normalmente, em exceção aos atendimentos odontológicos sem urgência, as unidades se tornaram um local de referência para a população buscar informações sobre o coronavírus. O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza fez a equipe de Saúde tomar providências especiais para atender aos idosos, grupo a ser imunizado nesta primeira fase da campanha. A vacinação está sendo realizada de forma controlada em local aberto para evitar aglomerações, com administração de doses através de sistema drive thru – onde o paciente recebe a vacina dentro de um veículo, se solicitado, e ainda a vacinação em residência para pessoas incapacitadas de locomoção. Nas ruas, um carro de som alerta sobre os principais cuidados a serem adotados, entre eles a sugestão para que a população se mantenha em casa. A Vigilância Sanitária percorre o município, monitorando os locais para que todas as ações adotadas sejam cumpridas.
Para o prefeito Valtuir, a participação dos cidadãos é essencial em todo este processo. “A administração vem agindo de todas as formas que estão ao nosso alcance, mas a compreensão e colaboração das pessoas é o que pode nos fazer chegar ao fim sem nenhum caso da Covid-19 em Nazário. Se cada um fizer a sua parte, sairemos todos vencedores, porque a Saúde é o bem maior de todo Ser Humano”.